segunda-feira, 13 de maio de 2013

Dia das mães: final de campeonato!

Sobrevivi a mais um dia das mães, fomos à casa da sogra do meu filho e comemoramos juntos, mas como sempre ficou este vazio e esta certeza de que não foi um bom dia. Não acho que ser mãe melhorou minha vida, e é perigoso quando escrevo sobre isso, falo sobre isso, tenho a coragem de mencionar  isso, porque sempre sou mal interpretada. Ah, mas é a natureza feminina... Certo, talvez seja para algumas mulheres, mas eu teria passado muito bem sem isso, obrigada. E, só à guisa de explicação, desnecessária, mas eu quero que fique bem claro: adoro meu filho e adoro tê-lo na minha vida, é óbvio, mas continuo pensando que se não tivesse nunca sido mãe, não seria menos mulher, menos inteligente, menos realizada. Seria apenas mais solitária, mas estou solitária mesmo com ele, porque agora ele só tem olhos para sua mulher e deve ser assim, mesmo, é natural. É isso o que quero dizer. E comigo? A única coisa real que aconteceu foi que por vinte e dois anos eu deixei de ser eu mesma para ser a mãe dele. Só isso. Minha personalidade se esvaneceu para cuidar dele, minha indenpendência não era nada independente e eu seguia a força dos acontecimentos que giravam em torno dele e de suas necessidades. Por isso, eu penso, precisamos tirar isso da mente das meninas, não somos feitas para sermos mãe, a nossa maior missão na vida não deve ser essa. Temos muito mais a oferecer, se quisermos. Somos donas de nós mesmas e não devemos permitir que nos convençam do contrário!
E há, ainda, o fato tão impressionante que me chamou a atenção quando voltamos para casa, lá pelas quatro da tarde, e descobri que os nossos filhos, pais, maridos e quase todos os homens deste país tinham um compromisso ainda maior que comemorar com a gente o nosso dia: as finais dos campeonatos estaduais de futebol, que, acredito, aconteceram quase todas ontem. Realmente, muita sensiblidade dos dirigentes terem estabelecido este calendário! Não vejo ninguém mais se preocupando com isso, mas é esse o tipo de situação que me leva a crer que sou mesmo um peixinho fora d’água. Sei que há mulheres que adoram futebol, eu mesma não me excluo, gosto, mas não tanto assim, e não estou disposta a compartilhar tanto! Não mesmo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário